sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VERSÃO BRASILEIRA

Apple martini, uma das versões do "Dry martini" mais consumidas em NY. Não é nada fácil reproduzir ou pelo menos tentar preparar este cocktail. Para ter uma idéia, meu irmão Diego, também, bartender e mixologista, tem sua própria versão, que por sinal é diferente da minha mas tão boa quanto. Qual das versões é a melhor? Não importa desde que se tenha o equilíbrio entre os ingredientes, propostas e finalidades diferentes levando em consideração, claro, as caracteristicas do original.
O que era pra ser mais um "clássico" acabou se tornando uma incessante busca pela receita perfeita. Se é que existe.

No meu caso, busquei as várias facetas do Dry martini (clássico, perfect martini, sweet martini, james bond martini, gibson, vodka martini, etc) até achar uma que me agradasse. Como diria o velho Ernest Hemingway: "Caso você se perca na savana africana basta retirar de sua mochila o gim e o vermouth e começar a preparar seu Dry martini que em menos de cinco minutos surgirá alguém dizendo que sua receita está errada."
Em fim cheguei onde queria. Vodka de maçã verde, sour apple, gin e suco de maçã. E a azeitona? No lugar da boa e velha azeitona (impreterivelmente verde) coloquei 1/2 fatia de maçã verde da seguinte maneira: De um lado canela em pó e do outro açucar refinado caramelizado. Um gole uma sensação. Uma mordida na maçã seguida de um gole outra sensação. Acho que consegui!

Fecha a conta e até a próxima!

Um comentário:

  1. Interessante seu ponto de vista:
    "Qual das versões é a melhor? Não importa desde que se tenha o equilíbrio entre os ingredientes, propostas e finalidades diferentes levando em consideração, claro, as caracteristicas do original".

    Acho q é bem por aí mesmo. Essa frase do Hemingway resume bem isso. Cada um vai achar q determinada receita é melhor q outra, mas no fim das contas o q importa mesmo é esse equilibrio, buscar e experimentar, mas sempre levando em conta as características do original.

    Por enquanto sou apenas um "admirador de longe" da coquetelaria, conhecendo só um pouquinho aqui e ali, mas gostei da ideia do blog.
    Continue porque ta legal!

    André.

    ResponderExcluir